quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Voyager


Após 35 anos, a sonda Voyager, desenhada para estudar os planetas gasosos do sistema solar, saiu oficialmente da influência do Sol.



É o primeiro objecto humano a passar para lá do Sistema Solar e está agora no espaço entre duas estrelas as mais de 15 milhares de milhões de quilometros. Com sorte, mantendo a mesma velocidade, daqui a 40 000 entrará na influência de outra estrela, mas nunca o saberemos, pois a bateria de plutónio que alimenta os instrumentos irá perder a sua energia dentro de uma década.

Na verdade, desconfia-se que a Voyager já viaje para lá do nosso sistema de planetas há mais de um ano, mas a NASA queria ter a certeza absoluta antes de o afirmar. E como é que a NASA soube que a sonda estava para lá da influência do Sol?

Acontece que depois do Sistema Solar "acabar" resta apenas plasma, partículas altamente energéticas provenientes dos mais variados corpos celestes. Pelo que percebi, há cerca de um ano atrás, o Sol libertou uma quantidade enorme de energia, que viajou pelo espaço, fazendo o plasma vibrar. Sabendo que o plasma dentro do sistema solar tem uma densidade diferente da de fora, foi possível comparar o "som" (que não passa de uma medição de como as partículas vibram) desta vibração com outra que tinham feito anteriormente e ver que eram diferentes. Diferentes "sons", diferentes plasmas, diferentes zonas do espaço.





Ou talvez os cientistas estejam errados e isto seja apenas um homenzinho verde a cantar no banho. Nesse caso, a sonda Voyager contém no seu interior um disco dourado. Esse disco funciona como se fosse um vinil e quando tocado terá saudações 55 várias línguas, sons de bebés a chorar, baleias, música, assim como informação científica e imagens da terra. Do outro lado do CD (mostrado abaixo) tem as instrucções de como tocar o CD e de onde vem a sonda. Para saberem o conteúdo do disco, clicar AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário