sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Alien: Engineers vs Prometheus

No início, o Ridley Scott queria fazer um filme e pediu ao Jon Spaihts para lhe escrever um guião de uma história que fosse uma prequela a toda a saga Alien.

O Jon escreveu uma história sólida, ligada às seguintes, que entretinha e levantava algumas questões. O Ridley leu o argumento e torceu o nariz. Faltava lá alguma coisa. Deu então o argumento ao Damon Lindelof (conhecido pelo trabalho em LOST) que leu e alterou o guião dando-lhe um ar mais "misterioso" e "filosófico", cheio de perguntas por responder e às quais ele não tinha resposta.

Nasceu assim o Prometheus.


O filme está muito bom graficamente e com excelentes interpretações (especialmente o andróide David), mas infelizmente o argumento não está ao nível.

A história tem imensos buracos na trama (plot holes), erros científicos de gritar aos céus, mudanças de personalidade das personagens bruscas e uma linha de raciocínio muito pouco verosímil. O filme foi tão mau que os fãs exigiram que o guião original (o filme chamar-se-ia Alien: Engineers) viesse ao de cima e ele veio e eu pude lê-lo.

Tenho de vos dizer que, se o filme do guião fosse rodado, eu teria saído muito mais feliz da sala de cinema. As diferenças são mais que muitas e eu apenas quero enumerar algumas, porque dizer tudo o que o guião original tem de melhor seria escrevê-lo aqui.

Comecemos (montes de spoilers):

1 - O Weyland não quer a vida eterna, quer a tecnologia de terraformação dos Engenheiros. Ele não vai na nave, envia o David e a Vickers. A Vickers fica chateada com a missão, porque ir na viagem implica que fique 5 anos afastada das lutas de bastidores pelo lugar de CEO quando o Weyland morrer.

2- O David é muito menos "humano" e muito mais maléfico. As suas acções (ao contrário de no Prometheus) tem uma razão de ser. Ele não quer ser escravo e compreende o desapontamento dos Engenheiros em relação aos humanos. Como ele diz:"Eu fui criado e também senti desapontamento do meu criador".Ele chega a prender a Shawn para que um facehugger a apanhe. Ao mesmo tempo, outra das forças motrizes das suas acções é a curiosidade científica sem os escrúpulos humanos. Isto vai muito ao encontro da evolução das personalidades dos androides ao longo de todos os filmes do Alien.

3- O Holloway, para além de namorado da Shawn é também o seu professor orientador. É mais velho que a Shawn e não se anda a embebedar só porque os Engenheiros não apareceram para o cumprimentar. Está mesmo contente por ter encontrado ruínas. Para além disso, toda a teoria que o leva até aquele planeta (que é o mesmo do Alien: o 8º passageiro) tem muito mais consistência do que algumas pinturas encontradas pelo mundo. Eles analisam a escrita, a genética, a história, a cultura, etc... Ele morre de uma maneira muito mais gira:


Enquanto está numa cena romântica com a Shawn.

4 - Os Engenheiros usaram aquela lua como posto avançado para lançar um ataque biológico à terra com xenomorphs. Ao longo do guião vemos apareceram várias "versões" menos optimizadas de xenomorph com que as personagens têm de se debater. Existem chestbursters gelatinosos, como o que sai do peito do Holloway, com esquelento, como o que sai do estômago da Shawn, etc...


5 - A "nheca" negra tem uma função bem definida: transformar-se em espécie de besouros que ao morderem, injectam material genético e proteínas alterando a estrutura do individuo que foi mordido. Vemos isso no início do filme e vemos isso no final quando um dos cientistas (o geólogo) aparece meio transformado em xenomorph no final.


6 - O MedPod não serve para fazer uma cesariana à Shawn, mas sim para impedir que ela morra quando o chestburster dela sai. A cena teria resultado muito bem no cinema, porque a Shawn vê o xenomorph que sai dela a crescer e a matar gente enquanto ela está meio drogada a ser cosida dentro do MedPod.


7 - Os cientistas portam-se como cientistas. Dissecam a cabeça do Engenheiro, não enfiam eléctrodos nos ouvidos. O biológo não tem medo de bichos numa cena e noutra tenta dar-lhe festinhas (ele está sempre excitado com vida noutros planetas, só que confiou demasiado na resistência do fato). O David e os arqueólogos estudam a língua dos Engenheiros e a tecnologia. Ficamos a saber que as pirâmides são tecnologia de terraformação à base de bactérias (o que faz lógica com os engenheiros serem bio-engenheiros).

8- A título de curiosidade, os Engenheiros vêm em mais espectros que a luz visível. Se olharmos para a pirâmide com o olhar de Engenheiro (ou do David) conseguimos ver informação luminosa a vaguear. Explicando porque é que o David consegue activar coisas que mais ninguém consegue activar.

9- Claro que se continua a explorar o facto de os engenheiros terem influenciado os humanos (modificando-os geneticamente) e dos humanos terem conhecidos ET's (até construíram pirâmides para imitar os edifícios de terraformação deles). Só que não é tão virado para os dramas pessoais católicos da Shawn.

Muito mais poderia dizer, mas o post já vai longo.


Como podem ver (alguns poderão discordar) o filme ficaria muito mais bem servido com o guião original. É frustrante ver como ultimamente todos os filmes para se levarem a sério querem meter mistério e filosofia a martelo. O problema de Prometheus (e LOST) é que promete muito e dá muito pouco, destruindo por completo a suspensão de credulidade de quem assiste à obra.

1 comentário:

  1. Olha, concordo com quase tudo o que dizes, com excepção de uma coisa: discordo que o LOST se possa sequer comparar a isto. É, na minha opinião, das melhores séries que alguma vez vi, oferece tanto mais quanto mais o espectador for capaz de pensar e interpretar, sem vomitar coisas como é o habitual da nossa televisão do dia a dia. Já o Prometheus é culpado de tudo o que dizes, de ter falhado na tentativa de filosofar, de ter um enredo mais esburacado que uma peneira e personagens que viajam entre a loucura e a debilidade. Não fosse o David e eu diria que Prometheus poderia ser simplesmente uma demonstração de efeitos especiais e pouco mais.

    ResponderEliminar