sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Oyster Books



A Smashwords, a plataforma de ebooks independentes onde tenho a maior parte das minhas histórias auto-publicadas, fez uma nova pareceria com um distribuidor, desta vez a Oyster.


Mas que tem a Oyster de tão especial que valha a pena um post apenas sobre ela?

Vai ao encontro ao que defendo há muito como um bom modelo de negócio para ebooks. Os clientes por cerca de 7€ por mês têm acesso a todo o catálogo de livros da Oyster (onde a partir de aqui a alguns dias, incluirá o catálogo da Smashwords). No entanto, nem tudo são rosas. É preciso uma aplicação para ler os livros, que não permitirá o download ou empréstimo e que controlará quanto é lido de cada livro. Ou seja, caso o leitor deixe de pagar, deixa de ter acesso aos livros, tal como um espectador de um canal de TV de filmes não fica com os filmes que já viu. Fora isso pode ler todos os livros que conseguir, provar um bocadinho de tudo e escolher um, não ler nada, entre outras combinações, como num buffet literário.

A aplicação irá também concentrar informações dos gostos do leitor e gostos de amigos do leitor, assim como recomendações da equipa Oyster, de modo a recomendar as obras que terão a maior chance de serem apreciadas pelo leitor. Se por um lado é uma funcionalidade útil, por outro trava o crescimento pessoal que se alcança por tentar algo fora da nossa zona de conforto ou rede de conhecimentos.


Os autores, pelo menos no smashwords, serão recompensados com 60% do valor de venda do livro caso os leitores leiam mais de 10% do mesmo, daí a aplicação controlar isso.

Infelizmente, esta aplicação ainda só está desenvolvida para a família de produtos da Apple (quem tiver um dispositivo pode tentar um mês de utilização gratuita).

De qualquer maneira, aproveitem para ler alguns dos livros que disponibilizo no site da Smashwords (quase todos gratuitos), basta carregar nas capas abaixo.

Quando o balão de Filipe é atacado por piratas, longe está ele de adivinhar que irá ser salvo pelos tripulantes de Dandeleão,uma enorme cidade voadora capitaneada por Dom Miguel Faria. Deslumbrando pela maravilha de engenharia, Filipe vai mergulhando no dia a dia da nave sem suspeitar do seu tenebroso segredo. 

Que influência terá sobre Lisboa a cidade em movimento, onde os sonhos e a lucidez se vendem como um mero produto? As duas cidades estão em rota de colisão e Hugo sabe que é a única oportunidade de alguma vez conseguir passar de uma para a outra, mas para isso terá de compreender o que os Lobos lhe dizem. Um romance sobre ciclos que se cruzam e entrecruzam, onde a única constante é a mudança.
Micro-contos de ficção especulativa que prometem ir dar um passeio com as ideias dos leitores, mostrando-lhes novos miradouros para as paisagens de sempre. "Sobre a nudez forte da verdade - o manto diaphano da phantasia" - Eça de Queirós



Sem comentários:

Enviar um comentário