quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Space Engine


Devido a uma história que estou a escrever (ainda no laboratório literário), tenho andado a investigar acerca da hipotética presença humana no espaço. No entanto, à medida que se aprofunda o conhecimento e que se aprende que muita das coisas que pensávamos não são verdade (e.g. não se consegue ver a superfície de Vénus do espaço, porque a atmosfera é demasiado densa) torna-se difícil imaginar certas coisas.

Por exemplo, como é que é Júpiter visto a partir das suas luas? Como se vê o Sol em Mercúrio? Como é a sensação de nos aproximar-mos de um planeta?

Por acaso, num dos grupos que sigo no facebook, apresentaram o Space Engine. É um programa que permite explorar o universo visualmente (e com alguma informação) usando um interface 3D baseado na mecânica dos jogos de PC. Por exemplo, para mover basta usar as teclas WSAD. O programa contém dados reais, disponibilizados pela NASA, que permite que os planetas tenham órbita, uma superfície geral (é possível "aterrar" nos planetas) uma cor do céu, que as estrelas e nebulosas estejam no sítio certo com as proporções certas.



É um prazer viajar neste universo 3D e aprende-se imensa coisa. O download é livre e o programa muito fácil de instalar. É possível ainda fazer download de programas acessórios que introduzem ainda mais dados no universo, dando, por exemplo, melhores texturas aos planetas ou nuvens na Terra. O programa tem ainda informação acerca de planetas extra-solares e, quando não há informação disponível, é calculado um conjunto de propriedades esperadas.

Aqui ficam algumas imagens, tal e qual se podem ver no programa (notem que também é possível ver cometas a atravessar o sistema solar. Basta saber a data em que eles passaram.)


Download aqui

Neste momento estão a ser desenvolvidos os planetas com a superfície coberta de água e como é que se prevê que o gelo se comporte e também planetas sem rotação, com uma face sempre de dia e outra sempre de noite (prevê-se que seja possível em planetas a orbitar anãs vermelhas)

Sem comentários:

Enviar um comentário