quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Occam's beard (As barbas de Occam)


A Navalha de Occam, também chamada de Lei da Parcimónia, é um dos conceitos científicos mais úteis para qualquer cientista a desbravar novo território.

Foi formulada a partir de uma citação de William Occam:

""Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenómeno, a mais simples é a melhor"

Ou seja, perante duas teorias igualmente possíveis, a teoria que assenta em menos pressupostos é geralmente a mais correcta. Por exemplo, pegando no dado "médicos que não lavam as mãos ficam doentes mais vezes" podemos formular várias teorias. Uma delas é que os médicos apanham as doenças dos seus pacientes, a outra é que existe um miasma no ar dos hospitais, que se pega especificamente às mãos e enfraquece o sistema imunitário e que o metal dos estetoscópios é o meio ideal para proliferação de bactérias que aproveitam este acaso. Adivinhem qual a mais provável?

A pergunta que surgiu então foi: E se occam nunca tivesse uma lâmina?

E foi assim que nasceu o Simpósio das barbas de Occam (Symposium of Occam’s Beard ) onde se pretende celebrar a imaginação, desafiando-se os participantes a criar a teria mais louca e coerente que conseguirem baseados em dados reais.

A teoria é depois apresentada a um júri e espera-se que os cientistas a defendam teimosamente ao ponto de levar William Occam corar.


Para mais informações consultar o site.

É óptimo ver um evento refrescante em que a ciência se permite a ser levada por caminhos menos sérios por um bocadinho. Um óptimo evento para os adeptos das teorias da conspiração.

Este festival surgiu inspirado nesta tira humorística:


Sem comentários:

Enviar um comentário